A proposta inicial desse projeto é fazer uma "ligação" com os trabalhos anteriores realizados no Ateliê Ambientes Mínimos Flexíveis e criar uma residência para 3 famílias diferentes em um cubo de 4x4x4.
Na Análise da Obra " CASA SLICE", nos mostrou o contrário desse novo exercício. Pois a casa era grande, tinha uma vasta acessibilidade, espaço linear e mobiliário acessível. O ambiente era tripartido, sendo ele de excelente iluminação e ventilação.
Em comparação com esse exercício podemos constatar que nessa 1º proposta, optamos por uma porta que ao mesmo tempo fechada apresenta uma boa iluminação e quando aberta a ventilação. Na 2º proposta também aproveitamos a iluminação natural e a privacidade. E na 3º proposta
No APO, nos deparamos com os mesmos problemas: a privacidade, a compartimentação e a estocagem. Sendo apenas o banheiro o único local onde se tem privacidade nos 3 projetos.
1º PROPOSTA:
PERFIL DO CLIENTE: CASAL DINC
- Casal recém casados, onde ambos trabalham em horário comercial. Estão em casa apenas a noite e gostam de receber amigos, por isso a proposta de uma extensão de uma pequena varanda.
- Na referência projetual, estudamos um ambiente funcional que atendesse ambos. A referência em espaços mínimos, se deu principalemente na quantidade de mobiliários flexíveis e escamotiáveis
Nele, integramos a cozinha/sala/área de serviço/banheiro de uma forma que se estendem para o lado externo, tendo uma parede de vidro, onde a mesma se levanta fazendo uma pequena varanda. O uso do mobiliário é flexível (o sofá e a mesa), dando conforto e obtendo mais espaço.
Ao centro a imagem superior da casa e seus respectivos lados.
Zoneamento
A privacidade do casal está na parte superior, onde a mesma se tem acesso a partir de uma escada marinheiro. O espaço é somente para o repouso, contendo um closet em um corredor também na parte superior.
Parte superior - quarto casal.
A cozinha integrada com a área de serviço e sala de TV, onde o sofá é flexível podendo ser aumentado de acordo com a vontade da pessoa.
Detalhes da flexibilidade do sofá.
A mesa aclopada ao armário da cozinha, se alonga de forma flexível, tendo a opção de estende-la para a varanda.
Algumas imagens do Sketchup.
Veja o vídeo das cenas.




2º PROPOSTA:
PERFIL DO CLIENTE: FAMÍLIA MONOPARENTAL.
- Família composta por mãe e dois filhos, uma menina de 4 anos e um jovem de 16 anos. A mãe trabalha em casa, com projetos de design gráfico e seus filhos estudam em horário integral.
- O quarto do filho durante o dia se torna local de trabalho da mãe. A cama escamotiável traz a esse ambiente uma flexibilidade em mudar o ambiente, tornando-o acessível e confortável.
- Já a sala de TV se transforma no quarto da mãe e filha apenas na flexibilidade do sofá/bicama.
Lados da casa
Zoneamento
Na casa também integramos os ambientes, por ter um espaço muito pequeno. E esse precisou de uma atenção maior por se ter um jovem em casa, onde o mesmo necessita de uma privacidade maior.
Foi feito um segundo andar pensando na privacidade do jovem e também um local de trabalho para a mãe.
Podemos perceber que na parte superior temos um mobiliário escamotiável, que durante o dia permanece fechado para uma melhor circulação e a noite serve para o repouso do jovem.
Cama fechada para melhor acessibilidade e circulação.
Cama aberta para repouso do jovem.
Já na parte inferior, no local destinado para a sala de TV, durante o dia temos também um mobiliário escamotiável que seria um sofá/bicama.
O sofá pode se transformar também em beliche.
Sendo duas opções: bi cama e beliche
A área de serviço é integrada com a cozinha e sala de estar, sendo essa separada por uma falsa parede de gesso onde dá suporte para o painel de TV.
Área de serviço.
Cozinha
Banheiro
3º PROPOSTA:
PERFIL DO CLIENTE: IDOSA
- Senhora idosa;
- Gosta de receber seu filho e netos nos finais de semana, por isso fez um espaço na parte superior para melhor recebê-los;
- Seu sofá se transforma em uma cama, sendo esse ambiente usado para duas finalidades, sala e quarto;
- Sua cozinha é planejada e sua área de serviço está acima dela tendo a mesma parede hidráulica.
Veja o vídeo: